O Clube TT de Pinhal Novo regressou à zona do Poceirão com a produção de um novo passeio que atravessou os concelhos de Palmela, Montijo e Vendas Novas.
O outono já se tinha feito sentir e, na região, já tínhamos sido brindados por vários dias de chuva, o que fazia antever um bom nível de lama, regos, e poças recheadas de água. Todos os ingredientes estavam reunidos, inclusive o aviso de mau tempo.
Os primeiros estradões, de areia e fáceis de transpor, começaram a fazer-se sentir e a preparar os participantes para mais e melhores dificuldades. Por aqui foram sendo encontradas uma ou outra surpresa: cruzamento de eixos, poças bem cheias e outros “aperitivos”; cujos participantes foram transpondo com destreza.
A manhã foi decorrendo sem sobressaltos, com todas as viaturas a rolar a bom ritmo, por entre as vinhas, sobreiros e eucaliptais que caracterizam a região. A chuva, essa, marcou uma presença constante e em quantidade generosa. Houve até quem começasse a apelidar o passeio de “Rain Forest”, tal era o volume de água que desabava dos céus.
Com a aproximação da hora de almoço, o dilúvio da manhã foi acalmando, deixando o terreno em excelentes condições para uns bons “atascanços” e umas melhores “atravessadelas”.
Logo após o almoço, ao início da etapa da tarde, quando os participantes contornavam um dos muitos açudes, as “surpresas” iniciaram-se: 1, 2, 3, 4 (calma que já não os consigo contar a todos); aquilo é que foi atascar. Às 4 rodas, de peito, tombado à direita ou à esquerda; qualquer que fosse o estilo havia um exemplar! O desempenho (e empenho) foi de tal ordem que foi necessária a presença de uma retroescavadora para vir dar uma “mãozinha”.
Ultrapassado aquele momento e reagrupados os participantes, retomou-se o trajeto, pejado de lama, e ladeado de sobreiros e medronheiros.
A lama era agora dominante e obrigava a cuidados redobrados, pois um movimento em falso poderia significar uma “atravessadela” ou um encontro imediato com uma azinheira. Mas tudo correu pelo melhor, tendo, os participantes, percorrido todos os trilhos sem sobressaltos.
Ainda decorria o passeio e já o final do típico dia de outono se instalava, brindando os participantes com os últimos raios de sol e ao mesmo tempo a oferecer a todos a possibilidade de efetuar um trajeto noturno pelos trilho e estradões que faltavam percorrer.
O objectivo era agora rumar até ao tão merecido jantar. Satisfeitos e com apetite, foi à volta da mesa que todos os participantes partilharam os momentos de mais este passeio TT, que a todos agradou.
FICHA TÉCNICA
Data: 3NOV2012
Nº de Veículos: 63
Nº de Participantes: 150
Local de Partida: Poceirão
Local de Chegada: Poceirão
Distância Percorrida: 80Km
Dificuldade do Percurso: Médio
Orientação: Road book e track GPS
Fotografias: CTTPN / Participantes
Local de Partida: Poceirão
Local de Chegada: Poceirão
Distância Percorrida: 80Km
Dificuldade do Percurso: Médio
Orientação: Road book e track GPS
Fotografias: CTTPN / Participantes