Após um dia de chuva – infelizmente uma situação rara neste inverno – foi numa manhã de sol que o CTTPN deu início a este agradável passeio que passou pelos três castelos situados no Parque Natural da Serra da Arrábida: Sesimbra, Setúbal e Palmela.
Com a concentração no Castelo de Sesimbra, foi efectuado o briefing onde foram dadas as indicações e instruções necessárias sobre a 1ª etapa, e os alertas habituais, mas necessários, ou não se fosse realizar este evento em pleno Parque Natural.
O início do percurso é sempre agradável, oferecendo uma paisagem deslumbrante sob a baia de Sesimbra mas eis que surge o primeiro obstáculo onde os participantes são desafiados a testar a sua habilidade ou a da viatura. Após esta transposição – ou percurso alternativo – nada melhor que uma sequência de três desafios pois se já estávamos sujos o melhor é aproveitar e continuar. Um bom lamaçal e a passagem de um “buraco” cheio de água fizeram esticar muita cinta e trabalhar muito guincho. De tal maneira foi que a alternativa deixou de o ser! Mas nada que não fosse prontamente resolvido pela organização.
Rumando na direção de Sesimbra, ainda houve tempo para umas descidas e subidas mais “agrestes” bem como um sector onde os cruzamentos de eixos deixavam alguns, parados, de “perninha esticada e rodinhas no ar”.
Atravessada a vila, inicia-se a subida até alcançarmos a zona do Parque Natural da Serra da Arrábida, onde os participantes puderam começar a desfrutar das paisagens e trilhos desta magnifica serra. Com o parque de merendas do Alambre preparado para receber todos os participantes, o almoço, de tão agradável que estava, foi-se prolongando até às 15h. Mas havia que arrancar para aproveitar toda a luz do dia.
Informados das características da 2ª etapa - onde não faltaram as recomendações necessárias para quem teve o privilégio de circular num dos Parques Naturais mais restritos de Portugal – foi iniciada a partida com rumo ao Castelo de Setúbal.
Com um início bastante técnico, a caravana faz o seu percurso através de regos, valas e trilhos sinuosos. A lama, embora não abundante, já se fazia sentir, e as dificuldades obrigaram à entreajuda, possibilitando que todos superassem os obstáculos que a natureza nos oferece.
Atingido o Castelo de Setúbal, já com a luz do dia a extinguir-se, foi tempo de iniciar o percurso que a todos levaria até ao Castelo de Palmela. O trajeto, realizado através de várias e espetaculares subidas, permitiu, entre as diferentes cotas, e com o cair da noite, apreciar as luzes da cidade de Setúbal bem como as da península de Tróia.
No entanto não nos podíamos distrair muito com a paisagem pois os trilhos são de rocha e a pedra solta obriga a manter a guarda.
Atingido o Castelo de Palmela, foi altura de reagrupar a caravana e rumar em direcção ao jantar, descendo as ruas históricas da vila de Palmela.
Cansados, satisfeitos e com apetite, todos os participantes partilharam os momentos, fazendo o balanço de mais este passeio TT, que a todos agradou.
Por fim mas não menos importante, a Direção do CTTPN, determinada em pautar a sua conduta pelo extremo rigor com que organiza os eventos, congratula-se com a fiscalização exercida pelos inspetores da ASAE, os quais validaram o integral cumprimento das normas e autorizações necessárias. Bem hajam!
Que todos os eventos cumpram estes requisitos é o desejo do CTTPN, que continuará a divulgar esta modalidade turística, promovendo as belas regiões que este Portugal – de todos nós - oferece.
FICHA TÉCNICA:
Data: 3MAR2012
Organizador: Clube TT de Pinhal NovoNº de Veículos: 31
Nº de Participantes: 84
Local de Partida: Castelo de Sesimbra
Local de Chegada: Castelo de Palmela
Distância Percorrida: 78Km
Dificuldade do Percurso: Média/Baixa
Orientação: road book e track GPS
(este texto foi redigido ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico)