Como as tradições são para manter, o Clube TT de Pinhal Novo voltou a organizar um dos seus passeios emblemáticos: do Sado ao Mira x4; o qual liga o rio Sado ao rio Mira num trajeto quase todo fora de estrada.
Mesmo sem a chuva que noutros anos tem proporcionado trilhos mais enlameados e bastantes poças de água, os caminhos apresentaram-se bastante agradáveis e com algumas passagens mais desafiantes.
Iniciando-se na adega da Herdade da Comporta, o passeio teve um prólogo, mas este feito a pé e degustando dois magníficos vinhos, produzidos nesta adega, acompanhados de vários enchidos e queijos da região.
Com esta partida auspiciosa, a caravana rumou em direção à Serra de Grândola através das areias da Comporta, as quais causaram as primeiras “baixas” com as suas subidas longas a exigirem perícia na condução e alma no motor. Como se diz na gíria: “´Serrem os dentes e pé na chapa!”. E resultou! Os participantes venceram este terreno de areia solta e passaram a enfrentar os regos presentes ao longo do percurso da Serra de Grândola, onde os trilhos se encontram ladeados de sobreiros e azinheiras acompanhados do verde da vegetação mais rasteira.
Atingida a localidade de Santa Margarida da Serra, era altura de desfrutar do piquenique no parque de merendas e aproveitar para descansar um pouco pois o dia estava soalheiro e a temperatura agradável. Terminado este momento a caravana voltou a arrancar com rota traçada em direção a Porto Covo mas mantendo-se nos caminhos da Serra de Grândola.
Passando pela Barragem de Morgavel ainda houve oportunidade de uma subida às eólicas e observar a costa com uma vista privilegiada sobre Sines. Paragem rápida pois a noite já estava instalada, o frio fazia-se sentir e o estômago já chamava pelo jantar, o qual esteve bastante animado com a confraternização entre os participantes.
Mas não tinha acabado. Ainda se realizou a 3ª etapa até Vila Nova de Milfontes onde os participantes pernoitaram, descansando o corpo para o dia seguinte. E que dia!
Se o primeiro proporcionou trilhos mais técnicos e exigentes, o segundo acordou os sentidos através dos aromas e paisagens revelados para Serra do Cercal. Mas atenção que as subidas e descidas dos corta-fogos “emocionaram” os menos habituados a estes desafios.
Após estes, os caminhos tornaram-se mais planos e o objectivo era agora Odemira. Mantendo sempre o rio Mira como referência foram apreciadas paisagens magníficas que a todos encantaram e permitiram descontrair os sentidos para que, à chegada, o espírito estivesse relaxado e o chamamento do apetite mais aguçado.
E terminou. Odemira foi, tranquilamente, alcançada por todos os participantes!
Já sentados à mesa, foi mantida uma “alegre cavaqueira” entre todos, contando histórias de hoje, de ontem e inclusive de amanhã, pois para quem está envolvido neste espírito o fim de cada passeio é sempre o início de outro.
A todos desejamos um Feliz NaTTal com muita paz. E como as tradições são para manter cá nos encontramos para o ano!
FICHA TÉCNICA
Data: 3 e 4DEZ2011
Organizador: Clube TT de Pinhal Novo
Nº de Veículos: 21
Nº de Participantes: 50
Local de Partida: Comporta
Local de Chegada: Odemira
Distância Percorrida: 172Km
Dificuldade do Percurso: Médio/Baixo
Orientação: road book e track GPS
(este texto foi redigido ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico)
O Clube TT de Pinhal Novo agradece os vídeos e fotografias disponibilizadas pelos participantes
Participe e partilhe as suas opiniões, aventuras, fotografias e vídeos no nosso Forum.