Iniciado este novo ano, o Clube Todo-o-Terreno de Pinhal Novo organizou novo “Raid MiliTTar”, um evento realizado no Campo de Tiro de Alcochete, unidade da Força Aérea, que ocupa uma área de grande extensão de território, oferecendo vasta variedade de paisagens e trilhos, permitindo agradar a todos os entusiastas do todo-o-terreno.
Com a concentração organizada à porta de armas, todos os participantes foram conduzidos em caravana até ao local de partida, onde, apesar do frio e ameaça de aguaceiros, o entusiasmo estava ao rubro, auxiliado pelas especiais pontuáveis (optativas).
As vastas chuvadas que vinham a assolar a região fizeram com que a organização tivesse um cuidado redobrado na selecção dos trilhos mas nada fazia prever o que estava para vir.
Distribuídas as capas de chuva e com os motores já quentes, é iniciada a partida. Vão-se contando as notas do “roadbook”: 1, 2, …, 6 e 7!!! Após 2,5Km de percurso todos são presenteados com um interminável mar de lama onde grandes e pequenos tiveram dificuldades. Homens, máquinas e acima de tudo espírito de camaradagem fizeram o possível e impossível por todos auxiliar. Guinchos, cintas, roldanas, muita força de braço, risota e falta de tracção “às duas botas”, tudo contribuiu para ultrapassar este obstáculo.
Vencido este “monumental engarrafamento” a grande maioria rumou para o almoço pois com tanto esforço e suor é necessário retemperar as forças com uma magnifica grelhada mista acompanhada de boa disposição. A água, essa, não precisava de ser engarrafada, pois S. Pedro mostrou-se magnânimo e brindou-nos com um grosso aguaceiro.
Embora os acontecimentos da manhã tivessem sido desafiantes, a parte da tarde prometia e ninguém saiu desiludido. Corta-fogos (in)transitáveis, caminhos que pareciam arrozais e “pântanos” ocultos, tudo serviu para continuar a dar luta e aguçar o espírito.
O estado do terreno continuava a degradar-se fazendo com que os atascanços fossem uma constante, obrigando a formar equipas de resgate que a todos tentavam chegar, e chegaram. As dificuldades atingiram tal dimensão que a organização foi obrigada a cortar troços para que todos pudessem desfrutar e terminar o evento a tempo do jantar. Mas tudo foi lama, era lama e seria lama… desde o inicio até ao fim!
A última especial permitiu reunir todo o grupo e, novamente em caravana, rumar até ao restaurante “Alcatejo” no Freeport, em Alcochete.
Reunidos à volta de um belo jantar, o convívio e o reviver as aventuras do dia foi a tónica. Chegado o fim do repasto, a organização informou que não iria considerar as pontuações das especiais dado que nem todos os que queriam puderam participar, “entretidos” que estavam a desatascar os seus carros e dos companheiros de aventura.
Assim, e por unanimidade entre todos os presentes, os prémios foram entregues aos que se destacaram pela obstinação, vontade e disponibilidade em auxiliar e contribuir para que todos terminassem este evento, o que simboliza uma justa homenagem ao espírito reinante entre os praticantes e entusiastas do todo-o-terreno.
De destacar os que permaneceram dentro do Campo de Tiro até perto da 1 da manhã para retirar uma viatura que sofreu uma avaria, tendo de ser puxada 500m por entre um lamaçal descomunal.
“O melhor passeio que já tive desde à 6 anos (…)” deixa o desafio para manter a tradição e preparar uma nova edição em 2012. Que os céus nos ajudem!
Texto: João Miranda
Ficha Técnica:
Data:29 de janeiro de 2011
Organizador: Clube TT de Pinhal Novo
N.º Veículos: 78
N.º Participantes: 160
Local Partida: Campo de Tiro de Alcochete
Local Chegada: Campo de Tiro de AlcocheteKms Percorridos: 50
Tipo Dificuldade: Alto
Orientação: Track de GPS e Road-book
N.º Veículos: 78
N.º Participantes: 160
Local Partida: Campo de Tiro de Alcochete
Local Chegada: Campo de Tiro de AlcocheteKms Percorridos: 50
Tipo Dificuldade: Alto
Orientação: Track de GPS e Road-book
Video do PAsseio...