Do Sado ao Mira x4
4 e 5 de Dezembro 2010
4 e 5 de Dezembro 2010
Mais um ano se passou, e como manda a tradição no primeiro fim de semana de Dezembro, O Clube de Todo o Terreno do Pinhal Novo organiza mais uma vez o passeio por terras do Alentejo, já conhecido por todos como “Do Sado ao Mira x4”.
Este ano trocaram-se as voltas e o clube optou por inverter parte do percurso, No Sábado de manhã os amantes do TT, quase todos repetentes reúnem-se junto do castelo de Alcácer do Sal de construção muçulmana e com vista para o rio Sado, assim como para os campos verdes do vale.
Já preparados para iniciar o passeio, com road-books e tracks de GPS para ninguém se perder, a malta sai mesmo é em caravana. Lá segue tudo pelos trilhos dos arrozais, apesar do tempo coberto e do frio que se sente, não se pode perder nada da paisagem magnífica do Estuário do Sado.
Entrada em grande nos areões, trilhos largos subidas de prego a fundo senão não sobes, mas tudo subiu e alcatrão é como o pilhão, sabemos que existe mas não o vimos... Chegamos à zona das subidas, onde alguns sobem e outros tentam, com muita risota e boa disposição é a altura de disparar uns flash e gravar uns vídeos.
Depois das brincadeiras na areia é tempo de continuar o caminho, as horas passam a correr e já a tempo do almoço, que foi pela primeira vez no Restaurante o Cruzamento, excelente escolha com pratos tipicamente portugueses.
Depois da barriga bem aconchegada, é tempo de aquecer os motores na serra de Grândola, depois da chuva que tem caído nas últimas semanas o que não faltaram foi piscinas naturais para justificar os snorkles. Continuando pelos trilhos da serra chegamos já de noite à pista de trial, este ano apesar de mais limpo o terreno não deixa de ser uma aventura para muitos. A passagem pela barragem do Morgável foi rápida, apenas para juntar a caravana.
Mais uma troca no percurso do passeio, este ano o jantar e dormida foi na simpática freguesia do Cercal.
Com a ameaça de chuva intensa para todo o território português, durante o dia de Domingo, o cenário foi mais animador, a chuva só caiu durante o pequeno-almoço e o frio foi embora. Aproveitando a generosidade do S. Pedro, os participantes começam o percurso na serra do Cercal.
Este ano o clube de Todo o Terreno do Pinhal Novo organizou a passagem pela serra do Cercal com alternativas, foi para todos os gostos e possibilidades. Mantiveram-se as subidas radicais de vários níveis, uns subiram e outros insistiram como o nosso laranjinha que contou com a boa vontade do guincho no desafio final, mas estaremos todos no próximo ano de dedos cruzados, mais uma vez J força laranjinha!!!
Depois da paragem obrigatória para deglutir a bela da bifana, seguimos rumo a Porto Côvo. A passagem por Porto Côvo este ano é feita durante o dia, os trilhos arenosos têm em redor uma paisagem lindíssima, a travessia é feita pelas dunas com olhos posto no mar imenso e bravo, típico para esta altura do ano, mais uma paragem estratégica para a foto de grupo, desta vez com o mar como fundo.
O passeio termina com a chegada ao restaurante para o almoço, lugar tranquilo e simpático, onde é servida uma excelente caldeirada de peixe, refeição indicada para a Costa Vicentina.
Tal como a organização achou, a maioria dos participantes que já tinham feito outras edições acharam que este ano foi dos melhores senão mesmo o melhor....
O Clube continua a trabalhar para melhorar e já temos em agenda o Raid MiliTTar para inicio de 2011.... que mais uma vez será dentro do Campo de Tiro de Alcochete.
Ficha Técnica:
Data: 4 e 5 de Dezembro de 2010
Organizador: Clube TT de Pinhal Novo
N.º Veículos: 30
N.º Participantes: 57
Local Partida: Alcacer do Sal
Local Chegada: Porto Côvo
Kms Percorridos: 258
Tipo Dificuldade: Médio
Orientação: Track de GPS e Road-book
Data: 4 e 5 de Dezembro de 2010
Organizador: Clube TT de Pinhal Novo
N.º Veículos: 30
N.º Participantes: 57
Local Partida: Alcacer do Sal
Local Chegada: Porto Côvo
Kms Percorridos: 258
Tipo Dificuldade: Médio
Orientação: Track de GPS e Road-book
Texto - Ana Almeida