Logotipo CTTPN

Logotipo CTTPN

Serra Pura & Dura - 3 e 4 de Fevereiro 2007

No fim-de-semana em que Silves foi a capital algarvia do todo-o-terreno 79 participantes (pequenos e graúdos) em 34 veículos, entre os quais dois kart-cross, viveram momentos de adrenalina e aventura pelos percursos serranos desbravados pelo Felipe e pelo JP. Mais uma vez se confirmou que o Algarve tem muito mais para oferecer além das suas praias de águas quentes e areia fina.

Com um percurso de aproximadamente 180km, por trilhos e caminhos nas freguesias de São Bartolomeu de Messines, Alte, Silves, Santa Clara a Velha e São Marcos da Serra, a aventura desenrolou-se em três etapas. Com road-book ou em caravana, os participantes puderam desfrutar da grande variedade de paisagens, de pisos e acima de tudo pôr em prática a sua destreza de condução com o uso das tracções e redutoras para ultrapassar os obstáculos naturais do barrocal algarvio.

O dia 3 começou cedo, com a partida da Junta de Freguesia de S. Bartolomeu de Messines às 08:00 percorrendo cerca de 70kms até Alte. Após uma manhã por um percurso recheado de subidas e descidas íngremes e com ângulos extremos, o grupo retemperou forças em Alte, junto à Fonte Grande na freguesia de Alte, contando com a presença do Presidente da Junta. Após o almoço deu-se a tradicional troca de lembranças e tirou-se a fotografia de grupo. À tarde, o grupo seguiu para S. Bartolomeu de Messines e por entre ribeiras, ravinas, pinheiros e eucaliptos terminaram o dia em Silves. O jantar foi numa Feira todo-o-terreno que estava a decorrer na FISSUL. Esteve presente o Vice-Presidente de Câmara de Silves, o Presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines e após o jantar... nova troca de lembranças.

No Domingo, depois do merecido descanso dos "guerreiros", às 09:00 o grupo fez-se aos trilhos que ligam Silves à Barragem de Sta. Clara entre ribeiras, densa vegetação, caminhos de cabras panorâmicos. Já em terras alentejanas, o almoço foi servido na Barragem. Como sempre, imperou um forte espírito de camaradagem, principalmente quando os participantes desafiaram a perícia para vencer alguns trilhos enlameados, atravessar ribeiras e outros obstáculos serranos que impuseram algumas saídas a guincho. Alguns participantes ficaram atolados e houve uma situação de avaria mecânica com um dos participantes. Dois carros com pessoal da organização, o do participante que teve a avaria e ainda o do seu amigo chegaram ao almoço duas horas depois dos primeiros participantes terem chegado à barragem.

Aproveitamos para agradecer mais uma vez aos Presidentes das Juntas de Freguesia de Pinhal Novo, São Bartolomeu de Messines e Alte, à Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Palmela e à Divisão de Turismo, Taxas e Licenças da Câmara Municipal de Silves e a todos os participantes que nos acompanharam em mais um passeio!

Obrigado,
a Direcção

Cool Slideshows